Se você tiver planejamento, reservar algum dinheiro e for organizado, é possível fazer uma viagem internacional gastando muito menos do que a maioria das pessoas pagam
Você sonha conhecer Paris, Londres, Lisboa, Amsterdam e muitos outros lugares turísticos europeus, mas sempre adia os planos por achar que é muito caro viajar para a Europa?
Temos uma boa notícia: se você seguir algumas dicas, como abrir mão de hotéis e restaurantes luxuosos e planejar com antecedência, é possível fazer uma viagem para Europa gastando muito menos do que a maioria dos brasileiros gastam quando vão até esses locais.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 10 super dicas para conseguir realizar a sua viagem internacional de forma econômica, sem deixar, é claro, de conhecer as mais lindas cidades do Velho Continente!
1. Viajar na baixa temporada
Sabemos que não é fácil conciliar o período de folga com as férias escolares das crianças, mas se for possível ou não tiver filhos opte por viajar na baixa temporada. Na maioria dos países europeus ocorre de outubro a novembro e de janeiro a junho.
Além dos pontos turísticos estarem mais vazios, você com certeza encontrará preços melhores em hotéis, voos e trens. Até para usar as suas milhas, durante a baixa temporada há mais opções para resgatar prêmios com menos pontos.
2. Destinos mais econômicos
Que tal escolher uma apenas uma das grandes cidades e principais pontos turísticos,como Paris, Londres ou Roma, mas deixar a maior parte do roteiro para conhecer outras cidades tão incríveis quanto, mas com o atrativo de serem menos caras.
Portugal, Polônia, Grécia e até a Espanha são mais baratos que outras nações do bloco. Fora do eixo do euro, você pode encontrar preços convidativos na Albânia, Hungria, Ucrânia, Turquia e Romênia.
Fica o alerta: se quer economizar deixe de lado os países nórdicos, Letônia, Suíça e Reino Unido. O custo de vida é alto e as moedas locais valorizadas.
3. Escolha companhias low cost
Hoje empresas low cost atendem a maioria dos países europeus e é possível encontrar promoções de passagens aéreas por 10 euros ou até menos. As principais companhias são Ryanair e Easyjet. Mas lembre-se que para conseguir passagens baratas você precisa viajar apenas com bagagem de mão, sem direito de escolher assento e ficar atento que quaisquer desejos vão significar taxas extras.
4. Compre as passagens com antecedência
Para que você possa ter muito mais economia, o ideal é que você compre a passagem aérea com, pelo menos, 6 meses de antecedência. Você pode pesquisar pelos sites de companhias aéreas, colocar alerta em sites de comparação de passagens, como Skyscanner e ficar de olho em sites que noticiam promoções relâmpago, como Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis. Essas são ações que aumentam suas chances de encontrar passagens mais em conta.
5. Prefira hostels
Escolha ficar hospedado em hostels ao invés de hotéis. O custo para ficar nesses locais é de cerca de £10 a diária, o que fica em menos de R$50 por dia.
Em um hostel você pode escolher quartos femininos, quartos masculinos, mistos (quando se está em casal, por exemplo) ou quartos individuais (disponível em alguns deles, com camas privativas).
Em muitos casos é preciso dividir banheiro e o café da manhã é simples ou inexistente. Mas, além do preço atrativo, você pode fazer o seu próprio café na cozinha compartilhada e conhecer pessoas de inúmeras nacionalidades. Alguns hostels promovem até festas nos finais de semana para integrar os hóspedes, super divertido!
6. Economize na alimentação
É possível comer bem e gastar pouco. Primeiramente, fuja de restaurantes próximos a locais turísticos, normalmente oferecem pouca qualidade e preços altos. Procure estabelecimentos frequentados por moradores, pois normalmente oferecem bons preços e boa comida. Uma busca no Google Maps pode revelar ótimas opções para comer barato de acordo com a avaliação dos clientes.
7. Economize comprando Chip Internacional para Internet
A opção mais barata para acessar internet na sua viagem seria usando lugares com wi-fi liberado, mas isso seria inviável. É importante estar conectado sempre. Acessar mapas, consultar lugares para comer, procurar dicas de passeios, acessar o Waze, tudo isso demanda um celular com internet.
As operadoras de telefone brasileiras cobram taxas altíssimas para o uso do roaming internacional. Portanto, uma excelente opção é adquirir um chip internacional para internet.
A Câmbio Ideal é parceira da Mysimtravel, um modelo de chip pré-pago com mais de 300 operadoras em todo o mundo. Além de conexão automática, sem custo de manutenção mensal, tarifas em reais e sem IOF e conversão de moeda.
8. Seguro Viagem
Para uma viagem segura, sem riscos, sempre adquira o seu Seguro Viagem. Aqui na Câmbio Ideal você tem a melhor opção: Seguro da Coris, que tem cobertura de até 10.000 Dólares para internação hospitalar – nos Seguros das classes BASIC & MAX. Na Classe VIP, o valor vai para 30.000 USD. (*Valores referentes a cobertura incluindo COVID, para coberturas normais, consultar valores).
O seguro viagem é aconselhável porque, mesmo que o país conte com um serviço de saúde público e gratuito de boa qualidade, as demoras para o atendimento às vezes são prolongadas e as condições de infra-estrutura podem não ser as ideais.
9. Use transporte público
Nas cidades maiores, como Lisboa, Barcelona, Paris ou Roma, use e abuse do transporte público.
O metrô é quase sempre a melhor opção. Em Barcelona e Paris, por exemplo, você pode comprar o combo de 10 passagens, um bilhete que dá direito a 10 viagens que saem mais barato do que comprar bilhetes individuais.
10. Use dinheiro em espécie
Gastar com o cartão de crédito pode sair caro. As operadoras de cartão trabalham com taxas superiores às das casas de câmbio. Além disso, muitos cartões de crédito convertem de euro para dólar e depois de dólar para real. Nessa dupla conversão é que podemos sair perdendo.
Com o dinheiro em espécie você foge dessas cobranças. Além disso, você pode comprar a Euro aos poucos, vigiando a cotação e as quedas de valores e aumentar a economia.
Para saber mais sobre os serviços citados e como adquirir, converse com um dos nossos especialistas.