De Holambra, em São Paulo, ao Parque Nacional Namaqua, na África do Sul, conheça os lugares mais encantadores para os amantes de flores.
A primavera chegou e junto com ela as flores de diferentes tamanhos, cheiros, cores e texturas suavizam o ambiente e trazem frescor impossível de não admirar. Com a chegada da estação, por que não se inspirar e visitar destinos nacionais e internacionais que oferecem uma verdadeira imersão no mundo floreado?
Campos repletos com uma variedade de espécies fotogênicas se espalham por regiões que possuem condições climáticas e geográficas propícias ao florescimento de diferentes tipos de plantas. De Holambra, no interior de São Paulo, juntamente com parques próximos a Amsterdam, na Holanda, nos arredores de Provence, na França, e no Japão, são alguns dos destinos que atraem turistas deste nicho.
Esses lugares são cobertos por verdadeiros mares e tapetes coloridos de flores e vão encantar os seus olhos e tornar a sua viagem ainda mais especial. Confira abaixo uma lista de cidades e regiões que todo entusiasta de plantas deve conhecer com dicas de pontos turísticos e as melhores épocas para conhecer:
Holambra, cidade das flores no Brasil
Holambra, em São Paulo, é conhecida como a cidade das flores no Brasil, com diversas espécies cultivadas e um dos maiores festivais de flores do país. É sem dúvida um lugar encantador e muito especial para os amantes das flores.
São campos com rosas, girassóis, crisântemos, gérberas e outras variedades que enchem os olhos dos turistas e são responsáveis pelas belas fotos compartilhadas nas redes sociais. Os campos ficam tanto em propriedades privadas voltadas para venda, que podem ser visitados com uma agência de turismo e ao lado de um guia, quanto em propriedades especializadas em visitação e ensaios fotográficos, em que se paga uma taxa de entrada.
Distante 134 km da capital, além de cidade das flores, há muitas outras coisas interessantes que você pode fazer e ver, como:
- Visitar o Moinho dos Povos Unidos: um moinho de vento que foi trazido da Holanda e é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.
- conhecer o Parque Van Gogh: um parque temático que homenageia o famoso pintor holandês com diversos jardins temáticos e esculturas.
- visitar a Expoflora, o maior festival de flores do país, que acontece todos os anos em Holambra. Além de exposições de flores e plantas, há também shows, feiras de artesanato e muita comida típica holandesa.
- conhecer a cultura holandesa. Na cidade é possível encontrar muitos restaurantes e lojas que vendem produtos típicos da Holanda, como queijos, tulipas e souvenires.
Holambra é um destino imperdível para quem aprecia a beleza das flores e quer conhecer um pouco mais sobre a cultura holandesa no Brasil.
Amsterdã e seus famosos campos de tulipas
Amsterdã e seus arredores são mundialmente conhecidos por seus campos de tulipas vibrantes e únicas. Se você é um amante de flores ou não, é impossível não se encantar com a beleza dos campos coloridos e dos moinhos que enchem as áreas rurais. A Holanda é conhecida como o “País das Tulipas”, a flor nacional que possui inúmeras cores e variedades que agradam aos visitantes de todo o mundo em parques, mercados e eventos nacionais.
Na capital, o famoso Bloemenmarkt é o mercado de flores mais antigo inaugurado em 1862, que comercializa plantas em embarcações atracadas nas margens do canal Singel. Desde cravos, violetas, peônias e orquídeas até ervas e souvenirs são vendidos lá.
A cidade ainda celebra sua tradição europeia com o Jardim Botânico de Amsterdã, um dos mais antigos do mundo, inaugurado em 1638, e que possui 1,2 mil hectares de área com estufas, jardins e variedades raras de plantas – uma verdadeira herança viva. O pequeno Museu das Tulipas guarda a história dos bulbos originais trazidos para o país no século XVII da Turquia, mostrando a tradição do país com as famosas tulipas.
Além da capital, a fama da Holanda se dá pelo mar de flores encontradas em campos nas áreas rurais do país. A 34 km de Amsterdã fica o Parque Keukenhof, conhecido como o maior jardim de flores do mundo, onde cerca de 7 milhões de bulbos de flores são plantados por 100 empresas participantes do projeto, criando um verdadeiro catálogo vivo para os visitantes. O parque fica aberto anualmente, mas apenas entre os meses de março e maio, quando o frio europeu intenso vai embora.
Provence, na França, e seus encantadores campos de lavandas
A França é um país repleto de história, cultura e gastronomia refinada. Além disso, o país é conhecido por seus deslumbrantes jardins, incluindo a região de Provence, que é sinônimo de lavandas, com campos roxos estendendo-se pelo horizonte.
A floração das flores acontece na primavera do hemisfério norte, quando a região é tomada por um espetáculo de cores. Porém, é durante o verão que se inicia a temporada de girassóis e lavandas, estas últimas sendo uma marca registrada local. O melhor período para conferir a beleza das lavandas é entre julho e agosto.
Existem diversas opções para apreciar a florada, incluindo o vilarejo de Gordes, com a Abadia de Sénanque cercada de flores e o Museu da Lavanda (onde é possível aprender as diferenças entre as lavandas da região e de outros lugares); o vilarejo medieval Sault, que fica no topo de uma colina com vista para os campos; Valensole e Manosque, onde esta última abriga a fábrica da marca de cosméticos L’Occitane, oferecendo tour pelas instalações e pelas etapas de produção. Para uma estadia encantadora, uma boa opção é a cidade de Aix-en-Provence, com suas charmosas ruas estreitas, floridas e arquitetura barroca.
Trevelin, na Patagônia Argentina, e tulipas escondidas
A Argentina é conhecida pelo tango, sua deliciosa culinária, incluindo o chorizo, e pontos turísticos imperdíveis, como El Caminito e as vinícolas. No entanto, você sabia que os amantes da natureza também podem encontrar uma variedade de atrações no país? Em Trevelin, na Patagônia Argentina, aos pés das montanhas, encontra-se um campo de tulipas de tirar o fôlego. Uma propriedade privada semeia e cuida dessas flores, que florescem em outubro.
O que torna esse lugar especial é o cenário deslumbrante: as flores criam um tapete colorido no chão, enquanto a paisagem das montanhas com neve ao fundo contrasta com as plantas. O campo fica aberto nos meses de outubro e novembro, e está localizado próximo aos vinhedos de Nant e Fall.
Tóquio, Japão, e o desabrochar das sakura, as famosas cerejeiras
Tóquio tornou-se mundialmente famosa por suas sakuras, as cerejeiras em flor que transformam a cidade em um verdadeiro espetáculo. Os parques e ruas ficam cheios de contornos brancos e rosas e vários são os festivais de contemplação do verdadeiro fenômeno.
Para garantir que você não perca esse espetáculo sutil, fique atento aos calendários e previsões oficiais do desabrochar e do auge do florescimento, já que o período em que as cerejeiras ficam cheias de vida é muito rápido e difere com o passar dos anos. O evento de Nakameguro é um dos mais populares de Tóquio, que celebra a chegada da primavera e ocorre anualmente nas margens do Rio Meguro, que conta com cerca de 800 cerejeiras à beira-rio que são iluminadas ao anoitecer.
Os parques públicos mais frequentados no país, como o Shinjuku Gyoen e o Ueno, também são lar das famosas cerejeiras. O Shinjuku Gyoen conta com grandes gramados e mais de mil cerejeiras, enquanto o Ueno abriga uma série de instalações culturais e é um ponto concorrido para o hanami – costume de contemplar as flores.
Namaqualand, na África do Sul, tapete de flores
O Deserto Florido de Namaqualand, está localizado no Parque Nacional Namaqua, na África do Sul, e destaca-se por sua paisagem árida e semi desértica, constituída por montanhas, pedras, estradas e arbustos. No entanto, quando a primavera chega, tudo muda. Tapetes de flores coloridas invadem os terrenos e transformam completamente o cenário, deixando-o ainda mais surpreendente.
O parque fica a cerca de 495 km ao norte da Cidade do Cabo e possui mais de 1.300 km², pertencendo a Namaqualand, região com um bioma semidesértico que abriga a maior concentração de plantas suculentas do mundo.
Embora a maior parte do ano apresenta pouca flora, durante a primavera, principalmente entre agosto e outubro, os campos ganham vida e as terras ao redor ficam coloridas por algumas semanas. Entre as 4 mil espécies de flores que desabrocham por ali, as margaridas amarelas, plantas perenes e lírios chamam a atenção dos visitantes. Vale ressaltar que a região de Namaqualand, que também abrange uma parte da Namíbia, possui mais de mil espécies de plantas que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.
Para aproveitar ao máximo esses destinos, além de conferir outras atrações turísticas, é possível contar com a Câmbio Ideal, sua representante Executive em Porto Alegre, para comprar moeda estrangeira com maior segurança e comodidade, tendo as melhores taxas do mercado, além de outros serviços como seguro viagem. Entre em contato e converse com nossos especialistas.
Então, o que está esperando para colocar esses destinos na sua lista de viagens? Deixe-se encantar pela beleza das flores e prepare-se para viver momentos incríveis.