A chegada dos filhos não precisa significar o fim das viagens e passeios internacionais. É possível, sim, sair com os pequenos e aproveitar muito tudo que o mundo tem a oferecer. Apesar da documentação ser exigente, é bastante tranquilo emitir o passaporte de bebês. Se você estava sonhando com aquela viagem internacional, mas com receio de levar os pequenos, pode começar a escolher o destino e fazer as malas. Os procedimentos para solicitar a emissão do passaporte se assemelham à solicitação dos adultos, mas há alguns aspectos que precisam ser observados:
1. Os pais da criança precisam comparecer à Polícia Federal ou preencher um formulário de autorização de emissão.
2. Se a opção para requerimento for feita via formulário, deve conter a assinatura de ambos os pais e ter firma reconhecida em cartório. No formulário, é possível solicitar a inclusão de autorização de viagem para que seu filho/filha possa viajar acompanhado de apenas um dos genitores (pai ou mãe). Com esse formulário a opção sairá impressa no passaporte.
3. É preciso levar uma foto 5×7 com fundo branco do bebê.
4. Bebês com até 12 meses têm o passaporte validado somente por um ano.
5. Se comparecer a agência da Polícia Federal, é preciso agendar horário para atendimento, preencher o formulário e imprimir a GRU, taxa de emissão. No dia marcado, é preciso levar a seguinte documentação:
a) Certidão de nascimento ou RG do bebê
b) Uma foto 5×7 com fundo branco
c) Protocolo de emissão, agendamento e comprovante de pagamento da GRU
d) Formulário de autorização dos pais (firma reconhecida em cartório caso vá apenas um dos pais)
e) Documento de identidade do pai/mãe presente no momento de emissão
O bebê deve estar junto tanto no momento da emissão quanto na retirada do passaporte. Para a emissão do passaporte do bebê não é necessário coletar as impressões digitais.