Muitos brasileiros, antes de uma viagem para o exterior, se preocupam com a passagem pela imigração. Pensam em tudo que devem dizer, os documentos que precisam levar e como devem se portar. É normal que haja um certo nervosismo neste momento, ainda mais quando a viagem marcada é para o continente europeu, onde alguns países têm a fama de serem mais rígidos com a entrada de brasileiros. Mas, não há motivos para preocupação. Seguindo algumas dicas simples, é possível diminuir o risco de passar por qualquer circunstância inesperada.
Comece fazendo uma lista de documentos que você vai precisar e os que podem ser pedidos. Os dois documentos obrigatórios são passaporte e seguro.
Passaporte válido. Esse é o único documento oficial aceito para a entrada de brasileiros em países europeus.
Seguro Saúde. É obrigatório para brasileiros que entram em qualquer país da União Europeia e deve ter uma cobertura de, no mínimo, 30 mil euros. Não esqueça de levar a apólice em inglês.
Alguns documentos, que não são obrigatórios, também podem ser solicitados. Então, é recomendável que também estejam à mão na hora da chegada na imigração. São eles:
Passagem de volta. Os agentes podem pedir uma comprovação impressa da passagem de retorno ao Brasil.
Comprovantes de reservas de estadia. Leve comprovantes impressos de reservas em hotel, hostel ou Airbnb.
Comprovante financeiro. Além de levar uma quantia apropriada para a duração de sua viagem, tenha um cartão de crédito internacional. É possível que os agentes perguntem como você vai se manter durante o passeio. Também pode ser interessante levar uma cópia da última fatura do cartão de crédito e comprovante de Imposto de Renda.
Comprovante de vínculo com o Brasil. É sempre importante deixar claro que você tem vínculos com o Brasil e que não tem a intenção de permanecer na Europa. Então, a dica é levar um documento de seu empregador explicando que você está viajando em período de férias. Caso você tenha sua própria empresa, leve comprovantes como uma cópia do Contrato Social.
Passagens internas. Se você vai viajar entre países europeus é interessante levar comprovantes dessas passagens também, para mostrar que você organizou bem o roteiro.
Lembre-se de levar cópias impressas de todos os documentos listados. Comprovantes digitais não são válidos. Além disso, mantenha a calma durante a entrevista e responda a todas as perguntas com honestidade. E lembre-se: se você possui a documentação completa, não há motivos para preocupação.