Confira os lugares turísticos do estado e escolha o seu próximo destino
Devido à recomendação de isolamento social e às restrições de circulação em vigor desde 2020, muitas pessoas ainda preferem viajar para lugares mais perto de casa em 2021. Para a sorte dos gaúchos, o estado do Rio Grande do Sul oferece vários destinos interessantes para quem deseja passear e conhecer coisas novas. Seja para uma saída “bate-e-volta” no mesmo dia, um final de semana ou alguns dias a mais de folga, é possível encontrar destinos para todos os gostos!
Venha curtir boa gastronomia, paisagens, cultura e muito mais nestes sete destinos para visitar no Rio Grande do Sul:
1. Porto Alegre
A Capital do estado é um dos destinos que oferece as opções mais democráticas para aproveitar. Às margens do rio Guaíba e sede dos principais times gaúchos Internacional e Grêmio, a cidade se destaca por ser um grande centro comercial e cultural.
Dentre as principais atrações, destacamos o Centro Histórico, com o Mercado Público Municipal – com grande variedade de produtos regionais, comidas, artesanatos e artigos tradicionalistas –, a orla do Guaíba – que recentemente inaugurou um novo espaço revitalizado e ampliou a área de lazer –, os estádios Beira-Rio e Arena do Grêmio, além, é claro, dos parques, sendo o mais famoso o Parque Farroupilha (Redenção).
2. Gramado
Localizada a aproximadamente 120 km da capital, Gramado é muito famosa em todo o país como um destino a ser apreciado no inverno. No alto da Serra Gaúcha, na chamada Região das Hortênsias, a cidade se destaca por suas raízes europeias, visíveis, principalmente, na sua arquitetura e gastronomia. Mas além desses atrativos, ela também é capaz de proporcionar cenários deslumbrantes em meio à natureza da serra, o Lago Negro é um cartão postal imperdível.
Gramado também é conhecida como a capital brasileira do cinema, sendo o Festival de Cinema de Gramado o principal evento desse setor no país. Outros eventos famosos são o Natal Luz e a Chocofest. A cidade ainda oferece atrações como o museu de cera Dreamland, o Hollywood Dreams Car (museu de carros antigos) e o parque Snowland, com neve e shows de patinação no gelo.
3. Canela
Vizinha de Gramado, Canela oferece atrações próprias tão interessantes quanto. A cidade é rodeada de muita natureza, com matas nativas, morros e vales com vinhedos. É um destino ideal para quem deseja descansar e apreciar as belezas naturais.
A Cascata do Parque Estadual do Caracol é uma parada obrigatória da paisagem da Serra Gaúcha. O parque temático “Mundo a Vapor” apresenta a história da tecnologia à vapor no mundo por meio de miniaturas e atrações que demonstram esses feitos, como um dos únicos relógios a vapor do mundo, a menor fábrica de papel em funcionamento, e a sua fachada icônica que representa o acidente ferroviário de 1895, em Paris.
Já no centro de Canela é possível visitar a Catedral de Pedra, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, em seu estilo gótico inglês, com 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze fabricados na Itália.
4. Bento Gonçalves
Conhecida como a capital Nacional do Vinho, a cidade de Bento Gonçalves se destaca pelos vinhedos e a colonização italiana, com sua culinária e arquitetura típicas. Algumas paisagens da região lembram a Toscana, com as vinícolas em meio à natureza.
Alguns vinhos produzidos em Bento Gonçalves se destacam em degustações internacionais e já ganharam vários prêmios. A visita mais procurada é percorrer o “Vale dos Vinhedos”, na divisa entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Montenegro.
O passeio no trem Maria Fumaça, entre Bento e Garibaldi promove uma viagem no tempo, ao som de música dos imigrantes italianos e degustação de comidas típicas.
5. Torres
Torres é uma das últimas praias em território gaúcho, antes da divisa com o estado de Santa Catarina. Se destaca pelas belas paisagens à beira do mar.
O cartão postal de Torres é a praia da Guarita, onde os penhascos encontram o mar, e os surfistas se juntam para praticar. Subir os morros do Parque da Guarita e alcançar o topo da Torre Sul proporciona uma vista incrível que vale o esforço.
Durante a Páscoa, Torres apresenta o Festival Internacional do Balonismo, que proporciona uma paisagem interessante no céu. Por ser uma cidade de litoral, Torres é um ótimo destino para um final de semana ou feriados prolongados
6. Caxias do Sul
Caxias do Sul é a segunda maior cidade do estado, e um grande polo industrial e comercial. Possui uma produção de vinhos e espumantes de destaque, com várias cantinas famosas e locais importantes da história do Rio Grande do Sul
A Festa Nacional da Uva, realizada todos os anos em fevereiro, é um dos principais eventos da região e coincide com a época de colheita da uva, além de oferecer atrações musicais, danças e gastronomia típica.
O Château Lacave é um castelo em estilo medieval onde funciona uma vinícola, e foi construído como uma réplica de um mosteiro espanhol do século XI. Também é possível visitar o Museu Ambiência, a Casa de Pedra, o Monumento Nacional do Imigrante, a Catedral, o Panorama da cidade, a Estátua da Liberdade na praça Dante Alighieri, os Prédios Históricos da Metalúrgica Abramo Eberle e a Casa da Cultura.
7. Cambará do Sul
Localizada a 200 km da capital, Cambará do Sul é mais conhecida pelos Cânions, formações rochosas de altitude que acompanham o leito de um rio, parecendo uma fenda.
Os cânions Itaimbezinho e Fortaleza apresentam um cenário espetacular, com outras estruturas naturais como cachoeiras, paredões e muito verde. É possível fazer trilhas guiadas nos parques ou passear de cavalo pelo alto dos cânions. Mas, com certeza, a vista mais incrível é a do helicóptero. O Parador Casa da Montanha também é uma opção interessante para apreciar a natureza do lugar.