Planejar uma viagem internacional é empolgante e motivador. Geralmente, os roteiros começam a ser elaborados com meses de antecedência. Os passeios são calculados levando em consideração a duração da viagem, o perfil do viajante e as possibilidades que o destino escolhido oferece. De fato, uma das maiores preocupações para quem está saindo em viagem são os gastos variáveis com alimentação, transporte, ingressos ou possíveis imprevistos, é preciso se organizar para não faltar dinheiro e causar desconforto nas férias.
Dicas para o planejamento
É importante já sair com a moeda estrangeira antes de embarcar, decidindo de quais formas portar os valores, que pode ser em espécie, em cartões pré-pagos ou cartão de crédito.
É preciso analisar com cuidado cada uma das opções, levando em consideração o seu perfil e o objetivo da viagem, pois há taxas diferentes para cada modalidade. O ideal é levar a moeda estrangeira em pelo menos dois mecanismos diferentes, como um cartão de viagem pré-pago recarregável ou um cartão de crédito internacional e uma quantia de dinheiro em espécie. Os gastos devem ser calculados na ponta do lápis, afinal há passeios para todos os bolsos, é preciso estar consciente de quanto é possível gastar por dia.
Durante a viagem, é recomendado anotar todas as compras separando por categorias de alimentação, passeios, hospedagens, para poder realizar uma média diária de custo. O planejamento deve contar também com reservas para imprevistos, nesse caso, os especialistas recomendam que a conta final de viagem contabilize sempre 20% a mais do que está previsto nas contas.
E se mesmo assim, faltar dinheiro?
Apesar de todos esses cuidados e dicas, ainda assim é possível que alguma coisa escape das previsões e extrapole as contas e os planejamentos realizados. No caso de acontecer algum imprevisto e faltar dinheiro no meio da viagem, é possível resolver a situação sem entrar em pânico. As melhores casas de câmbio conseguem oferecer o serviço de transferência internacional de valores de forma rápida e segura. O serviço de transferência internacional pode ser utilizado tanto para pagamentos como para a quitação de cursos ou aluguéis ou apenas envio de dinheiro direto para a sua conta.
O primeiro passo que você deve seguir se faltar dinheiro durante a viagem é entrar em contato com alguém no seu país de origem e pedir que ele procure uma casa de câmbio solicitando a transferência internacional. Essa é maneira mais fácil e segura de agir nesses casos de emergência. O serviço de Moneygram oferecido pelas melhores casas de câmbio é a solução mais prática, rápida e eficiente para quem está em alguma situação de emergência e necessita de velocidade nas suas remessas de valores internacionais. O Moneygram é uma ordem de pagamento nominal, para qualquer pessoa que esteja no exterior, e a remessa é liberada em apenas 15 minutos. A Câmbio Ideal trabalha com esse tipo de remessa e pode auxiliar nesses casos de imprevistos ou emergências de forma segura e eficiente.
Evite cair na tentação de colocar gastos no cartão de crédito nessas situações, pois os juros tendem a ser muito mais altos do que as taxas de transferência de dinheiro. Nesses casos, é importante ter casas de câmbio de confiança que possam realizar o serviço com agilidade e segurança. Mantenha em sua agenda o número da sua casa de câmbio e não hesite em procurá-la em caso de emergência. Certamente, ela poderá oferecer uma boa solução para esses casos emergenciais.