As fraudes que envolvem a fabricação de notas e moedas falsas são bastante recorrentes com todas as moedas do mundo, e, apesar de os governos investirem muito no combate a esse tipo de crime, é difícil impedir completamente a circulação dessas moedas. A cada dia, surgem novos métodos de impressão e de fabricação que dificultam o trabalho da polícia de combater essa irregularidade. É complexo reconhecer quando se trata de um golpe de moedas falsas, justamente pela semelhança que muitas cédulas apresentam em relação à nota original, por isso, todas as pessoas, por mais cuidadosas que sejam, estão suscetíveis a algum dia serem vítimas desse tipo de golpe.
Muitas pessoas quando caem nesse tipo de armadilha não sabem como proceder ou a quem procurar para resolver a situação, mas é importante informar-se sobre as ações corretas a serem tomadas para não cometer a infração de repassar a moeda adiante, pois esse tipo de atitude pode acarretar em crime previsto em lei e levar a punições severas. Além disso, ao repassar a moeda falsa adiante o contribuinte está compactuando com esse tipo de irregularidade e perpetuando uma prática ilegal. Confira nossas dicas para saber como agir nesse tipo de situação sem ser prejudicado:
1. Cédulas falsas recebidas em bancos:
Pode ocorrer da cédula falsa estar circulando dentro de caixas eletrônicos e redes bancárias, essa não é uma situação incomum. Nesses casos, a melhor atitude a ser tomada quando se recebe uma nota falsa é informar imediatamente ao gerente do banco sobre o ocorrido. As agências são obrigadas a realizar a troca da cédula falsa por uma verdadeira. O banco tem acesso a todos os extratos e horários de saque realizados pelo cliente e poderá conferir as transações realizadas, inclusive em caixas eletrônicos, portanto não é necessário levar o extrato bancário, nem é necessário registar um boletim de ocorrência. Quem não possui contas em agências bancárias e apenas utiliza os caixas para realizar saques, como os aposentados, pensionistas ou aqueles que recebem benefícios de algum programa do governo são orientados a proceder da mesma maneira, informando ao banco sobre a nota falsa.
2. Cédulas falsas recebidas no comércio:
Ao realizar alguma compra é sempre importante verificar a qualidade das notas. Essa regra vale tanto para os comerciantes como para os clientes que recebem trocos no comércio. Se, por algum motivo, houver suspeita de que a cédula recebida é falsa, a atitude correta é levá-la até a agência bancária e notificar ao gerente. O procedimento realizado nesses casos é diferente. A agência solicitará os dados do reclamante como nome completo, CPF, telefone e endereço e encaminhará a nota para uma análise no Banco Central. O contribuinte poderá, inclusive, acompanhar a averiguação da nota por meio do site www3.bcb.gov.br/mecpublico. Caso a nota recebida seja identificada como verdadeira o próprio banco tem o dever de entrar em contato com o cliente e realizar o reembolso, no entanto, se a nota for realmente falsificada, não haverá reembolso.
Não é preciso ter medo ou vergonha de entregar a nota suspeita ao banco, pois o seu relato já reconhece aquele que entrega a nota para verificação como vítima de um golpe. Para não sair no prejuízo, é muito importante que as notas recebidas, em qualquer situação sejam verificadas com atenção.