É bastante comum os clientes terem dúvida acerca de quanto dinheiro podem portar ao sair do Brasil, e se é preciso pagar imposto se portarem mais que o limite. Na verdade, não existe um valor definido de quanto você pode ter em mãos ao sair do Brasil. O que existe é o limite de R$ 10.000,00 sem necessidade de declarar à Receita Federal, sem comprovar origem, sem nada. Mas, se você quiser sair com 100 mil dólares, por exemplo, você pode.
Mas haverá algumas obrigatoriedades: declarar à Receita Federal que está saindo com este valor através da Declaração de Bens do Viajante (E-Dbv) e, no dia do embarque, você terá que se apresentar à autoridade fiscal portando a declaração, os valores para conferência e, é claro, os comprovantes de compra das moedas. Esse último é, ao meu ver, o mais importante de todos. O comprovante é o que origina seus valores, mostra que comprou em casa de câmbio devidamente registrada no Banco Central, que suas operações foram boletadas e que o imposto sobre elas será recolhido. Fazendo isso, você não terá que pagar nenhum imposto extra.
Cabe salientar que você pode sair do Brasil com 100 mil dólares com essas objeções, mas isso não quer dizer que não terá problema no país de destino. Grande parte dos países adota um limite de 10 mil dólares por FAMÍLIA (não adianta cada integrante levar 10.000, que pode ter problema). Por isso, mesmo você estando com tudo organizado e bonitinho para sair do Brasil, é muito importante ver as regras e legislações do país de destino. Indico procurar a embaixada do país, até mesmo por e-mail, para esclarecer suas dúvidas. Geralmente os atendentes são bem solícitos e rápidos na resposta, principalmente os da Embaixada dos EUA (o que não surpreende ninguém).
Fique atento! Evite dores de cabeça nas suas viagens.
Abraço, Lucas Rech – Sócio Câmbio Ideal