Realizar intercâmbio é um dos desejos mais comuns entre os jovens. Entrar em contato com uma nova cultura, vivenciar outra língua e aprender novos costumes é realmente uma experiência enriquecedora.
Existem diversas empresas e programas internacionais que oferecem pacotes econômicos para todos os perfis de estudantes. Há possibilidades de cursos de idiomas, de música, de projetos de iniciação científica e trabalhos voluntários. No entanto, é preciso um planejamento financeiro bem detalhado para evitar problemas durante o período. Sempre tendo em vista que gastos em viagens nunca são despesas, mas investimentos de formação intelectual e cultural. Confira algumas etapas importantes para ficar tranquilo, enquanto seu filho aproveita ao máximo:
Educação financeira
A primeira questão é definir a quantidade de dinheiro que poderá ser investida na experiência. É preciso que todos estejam conscientes dos seus limites de gastos e da necessidade de poupar para que a viagem possa durar mais.
Deve ficar claro qual é a quantia que será disponibilizada e por quanto tempo ela deve durar. Para isso, é possível dividir o dinheiro em dias de viagens, estabelecendo um valor limite para gastar ou ainda reservar em blocos que são destinados a cada tipo de atividade, por exemplo, lazer, estudos, alimentação, etc. Essa é uma maneira de não perder o controle ao longo da viagem. É importante que o intercambista leve a moeda em espécie para ter segurança
nos gastos menores do dia a dia. Para realizar a compra antecipada, é importante acompanhar diariamente a cotação do Dólar, Euro, Libras ou da moeda utilizada no país de destino.
Contas bancárias
É importante que seu filho possa ter acesso a um cartão de crédito ou débito e que possa ser utilizado em casos de necessidade. Abra uma conta para ele que possa ser controlada pela internet e monitorada por ambos, assim é possível depositar o valor destinado aos gastos daquele determinado período direto na conta e ele poderá administrar como preferir. A família também pode controlar à distância os custos da viagem e verificar se será necessário enviar mais dinheiro. Nesta conta é possível realizar tudo de forma online e sem burocracia, para isso a única exigência é que os cartões de débito e crédito sejam internacionais e habilitados para viagem no exterior. As casas de câmbio são locais que já conhecem a melhor forma de realizar essas transações, com agilidade para o caso de uma emergência. Ela pode ser contratada inclusive para realizar depósitos de pagamento para aluguel ou quitação de cursos em moeda estrangeira.
Cartão pré-pago
Essa modalidade é muito vantajosa para controlar os gastos e manter as finanças em dia. É possível depositar uma quantia pré-estabelecida ainda no Brasil em um cartão e com ele gastar no que for necessário. A maior vantagem do cartão pré-pago para os pais é a possibilidade de controle do dinheiro investido e também para o estudante a segurança de não precisar andar pela cidade com dinheiro em espécie e ter a possibilidade de bloquear o cartão em
caso de perda ou roubo. A consulta de saldo pode ser feita por meio de aplicativo e a central de relacionamento para dúvidas e reclamações funciona 24h. No caso do cartão pré-pago, ainda é possível fazer recargas sempre que necessário.
Emergências
No caso de surgir algum imprevisto no qual seja necessário enviar remessas de dinheiro de forma emergencial é possível contar com o serviço de Moneygram. Trata-se de uma ordem de pagamento nominal que pode ser liberada em até 15 minutos no exterior. Para além de todas essas organizações, é importante viajar com segurança e tranquilidade no que se refere a possíveis problemas de saúde. O seguro viagem é item obrigatório para entrada em muitos países da União Europeia e dos Estados Unidos. O serviço do seguro viagem deve ser contratado ainda no Brasil com empresas que tenham já experiência no mercado e possam oferecer segurança e confiabilidade.
A Câmbio Ideal possui entre seus serviços todas essas e ainda outras possibilidades. Entre em contato conosco para saber mais.