Você também entrou para o time dos que estão trabalhando à distância? Perfeito, agora você já pode se isolar em quantos destinos desejar – aproveitando o fato de que pode levar seu computador para onde quiser -, e passar uns dias em “home offices” excêntricos, longe da sua casa. Essa é a proposta de muitas pessoas adeptas à tendência do “workstation”.
O workation (work + vacation, ou traduzindo: trabalho + férias) nada mais é do que uma forma de renovar a rotina e fazer a mesma coisa que você faz em casa, mas de outro lugar. A ideia parece fascinante, concorda? Apesar disso, ela pode conter algumas armadilhas, sobretudo na pandemia. Por isso, para não perder o rendimento no trabalho, o timing das tarefas, não se colocar e não colocar outras pessoas em risco e ainda conseguir aproveitar o melhor das viagens, é necessário atentar a alguns pontos. Confira os principais deles:
1 > Escolha o destino ideal
Viajar é a condição perfeita para ter insights de projetos, conteúdos, etc., no entanto é preciso escolher o próximo destino com sabedoria. A ideia de ir para uma ilha isolada pode ser tentadora, mas sem estrutura própria para o trabalho, uma viagem dessas não pode acontecer. Por isso, na hora de conhecer novos lugares, busque um lugar que te ofereça o melhor dos dois mundos: tranquilidade e inspiração, além de boa conexão com o seu trabalho.
2 > Planeje o como, quando e onde
Mais do que nunca, viajar para um outro destino deve ser muito bem planejado. Se você optar por destinos nacionais, certifique-se de que o lugar de destino está atuando dentro das normas de segurança da Covid-19, bem como a linha aérea escolhida para fazer essa viagem. Se você fizer a linha mais aventureira e preferir pegar a estrada, verifique se o trânsito está livre e se não há nenhuma barreira sanitária que possa te impedir de chegar ao destino final.
Para destinos internacionais, a situação é ainda mais delicada. É preciso somar a todos os cuidados já requeridos para atravessar uma fronteira ao fato de ter que conhecer as novas regras de viagem e chegada ao país escolhido, além de realizar testes de saúde. Para te ajudar a resolver alguns pontos desse planejamento, conte com os serviços de assessoria como os da Câmbio Ideal. Assim, questões sobre seguro viagem, compra de moeda, reserva de passagens, cartões pré-pagos entre outros podem sair das suas costas! Veja aqui todos os nossos produtos e serviços.
3 > Esteja atento a possíveis “imprevistos”
Esse é o item que irá manter o seu trabalho produtivo e deixará sua mente tranquila. Certifique-se de que a sua conexão com a internet é boa suficiente para te deixar conectado sempre que necessário. Normalmente, os locais de hospedagem e restaurantes oferecem conexão, mas caso isso não ocorra, pague pelo serviço, pois ele é essencial! Para viagens no exterior, é necessário pesquisar antes a compra de um chip pré-pago de uma operadora local, logo, esse quesito deve estar no top 10 do seu planejamento.
4 > Aproveite o tempo livre também
Nem tudo é sobre work. A grande sacada desse estilo de vida é conseguir curtir destinos diferentes, sem faltar no trabalho. Se você seguir cada um dos passos de planejamento, com certeza vai ter tempo de sobra para curtir a sua casa na montanha, aulas de mergulho ou a fabulosa vista da Times Square, nos Estados Unidos (não custa imaginar, né?).
Lembre-se: nenhuma sensação de tédio em casa anula o momento delicado que estamos vivendo. Viaje com responsabilidade e segurança. Durante a pandemia do Covid-19, muitas coisas estão diferentes, desde regras para viagens de avião, até as hospedagens e funcionamento dos estabelecimentos como restaurantes, bares, etc. Por isso, se informe sempre antes de partir para o seu destino, ok? 😉
Seguindo essas dicas e o seu planejamento, terá um home office de sucesso enquanto viaja! Gostou do conteúdo? Quais dicas deram certo no seu home office? Deixa pra gente nos comentários!